Sesc Espiríto Santo

Sesc Glória recebe Mostra Internacional de Gravuras inédita no Brasil com foco em justiça social e direitos humanos

A exposição “Gravuras do Mundo em Crise: Imprimindo Justiça” conta com obras de artistas de nove países e será lançada no dia 28 de outubro, em Vitória

O Sesc Espírito Santo, por meio do Projeto Arte Sesc, recebe um dos mais prestigiados eventos de gravura contemporânea do mundo, que chega pela primeira vez ao Brasil: a exposição internacional “Gravuras do Mundo em Crise: Imprimindo Justiça”, no dia 28 de outubro. A exposição, gratuita, é resultado de uma parceria inédita entre o Sistema Fecomércio-ES e o IPEP Índia – International Print Exchange Programme (Programa Internacional de Intercâmbio de Impressões, Índia) e permanecerá até o dia 30 de janeiro de 2026.

“A mostra que será realizada no Centro Cultural Sesc Glória reafirma sua vocação de ser um espaço vivo de cultura, onde a arte promove reflexões sobre os desafios contemporâneos. Ao fortalecer o circuito artístico capixaba e ampliar sua conexão com o mundo, reforça o nosso compromisso com a cultura como instrumento de desenvolvimento social”, destaca o presidente da Fecomércio-ES, Idalberto Moro.

A exposição abre espaço para um dos mais importantes diálogos visuais sobre justiça social, direitos humanos e transformação cultural na contemporaneidade. Com curadoria de Saad Ghosn, reconhecido artista e curador libanês-americano especializado em questões sociopolíticas globais, a exposição reúne 36 gravuras originais do acervo do curador Fernando Gómez Alvarez, provenientes de artistas de 9 países, como Índia, Brasil, México, Estados Unidos, República Tcheca, Noruega, Paquistão, Filipinas e Nepal, apresentadas pelo IPEP Índia.

“É um marco na expansão de uma rede global que valoriza o diálogo intercultural, ao ampliar o diálogo entre artistas e público e fortalecer o papel do Centro Cultural Sesc Glória como um espaço de referência para a difusão das Artes Visuais no Espírito Santo, e nos cenários nacional e internacional”, destaca o diretor do Sesc-ES, Luiz Toniato.

Mais do que um panorama da arte gráfica mundial, a Mostra propõe uma experiência estética e reflexiva sobre o papel da arte como meio de expressão, resistência e transformação social. As obras convidam o público a refletir sobre a condição humana em um mundo em transformação.

Com curadoria internacional de Saad Ghosn e curadoria local de Fernando Gomez, professor e pesquisador da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a exposição apresenta uma expografia que inclui, além das gravuras, matrizes originais de xilogravura, proporcionando uma vivência sensorial e tátil ao visitante.

A mostra tem classificação livre e oferece a possibilidade de agendamento para grupos e escolas, o que a torna acessível a diferentes públicos. Além da exposição, a programação contempla oficinas, palestras e ações formativas voltadas a estudantes, educadores e artistas, ampliando o alcance educativo do projeto e reafirmando o compromisso do Sesc com a formação cultural.

A Exposição Internacional

Na 11ª edição, o IPEP Índia elegeu “Imprinting Justice”, em português “Imprimindo Justiça”, como tema norteador. O título da mostra, “Justice” aponta para o foco das obras apresentadas; e “Imprinting”, faz alusão à técnica de impressão e ao papel ativo do artista em deixar sua marca e provocar mudanças em direção à justiça.

Os artistas foram convidados a refletirem sobre questões como desigualdade, discriminação, pobreza, violência, guerra, abuso de direitos humanos, deslocamentos forçados e crises ambientais. Cada gravura representa uma narrativa visual sobre injustiças contemporâneas que afetam nossas sociedades, carregando perspectivas culturais distintas de acordo com a origem de cada criador.

A exposição conta com contribuições textuais de dois escritores de destaque internacional: Amrit Kartar, artista e escritor indiano, e Michel Cassir, poeta e tradutor franco-libanês. Seus ensaios oferecem perspectivas profundas sobre as obras apresentadas, conectando a história dos direitos humanos, a filosofia da justiça e o poder transformador da arte visual. Essas narrativas complementares incentivam os espectadores a mergulharem nos significados complexos de cada peça, ampliando o impacto crítico da mostra.

Artistas capixabas também marcam presença, promovendo um amplo diálogo visual sobre os grandes desafios contemporâneos, que vão desde guerras e crises humanitárias à emergência climática e à luta por justiça social.

Exposição local “Confluências” compartilha o mesmo espaço

A Mostra complementar “Confluências” é curada por Fernando Gómez Alvarez, artista plástico que integra o grupo de expositores, professor titular de gravura da Ufes e colecionador. Apresenta 18 obras de artistas capixabas e de diferentes localidades do Brasil que residem no estado, representando três gerações distintas.

““IPEP ÍNDIA-Brasil” e “Confluências” apresentam um recorte do que está sendo produzido internacionalmente e no Espírito Santo, evidenciando a pujância da gravura enquanto meio expressivo no cenário contemporâneo”, destaca Alvarez.

Unidas pelo amor à linguagem gráfica e pela resiliência em continuar produzindo — seja através de técnicas tradicionais de entalhe ou mídias digitais contemporâneas — as obras estabelecem um contraponto que evidencia a pujança da cena de gravura no Espírito Santo, dialogando criticamente com as produções apresentadas pelo IPEP Índia.

Iniciativa global com raízes na comunidade

O IPEP Índia, fundado há mais de uma década, consolidou-se como uma rede vibrante que conecta artistas de diferentes culturas, línguas e fronteiras através da linguagem da gravura. Com mais de 115 exposições realizadas em diversos países e 375 participantes desde sua criação, o programa funciona como um intercâmbio entre artistas, para artistas, fundamentado na ideia de que o verdadeiro valor emerge das experiências compartilhadas, e não de transações monetárias.

 

SERVIÇO: Arte Sesc apresenta Exposição internacional “Gravuras do Mundo em Crise: Imprimindo Justiça & Exposição Confluências”

Visitação: 28 de outubro de 2025 a 31 de janeiro de 2026

Horário: de quarta-feira a sexta-feira, das 10h às20h

Local: Centro Cultural Sesc Glória. Espaço expositivo Levino Fânzeres, 1º pavimento.

Endereço: Av. Jerônimo Monteiro, 428 – Centro, Vitória – ES.

Visitas mediadas: Agendamento de grupos e escolas pelo endereço sesc-es.com.br/cultura

Informações e horários especiais: (27) 3232.4765 e agenda.artesvisuais@es.sesc.com.br

Entrada gratuita e classificação livre.

Instagram: @sescgloriaes

 

Assessoria de Comunicação (Ascom) – Sesc-ES
ascom@es.sesc.com.br
(27) 3232-3117 | Fernanda Gomes (27) 99841-1414