Com uma noite vibrante e emocionante, o Centro Cultural Sesc Glória encerrou, no último sábado, 27 de setembro, as celebrações de seu 11º aniversário.
Entre os dias 24 e 27 de setembro, o Sesc Glória preparou uma programação especial dedicada à arte, à memória e à cultura, repleta de música, cinema, encontros e contação de histórias. O ponto alto das comemorações foi à noite de sábado (27).
A celebração de encerramento reuniu lideranças, autoridades e artistas capixabas em uma noite marcada por um clima de festa e gratidão. Na ocasião, os presentes conferiram um pouco da história do Centro Cultural no filme “Sesc Glória”, com roteiro de Fernando Achiamé, que retrata a memória e a importância deste espaço para o Espírito Santo ao longo de mais de uma década.
A música também entrou em cena. O público foi calorosamente recebido pelo talento contagiante do Quarteto Zuri, que deu o tom musical à recepção. O ponto alto da comemoração foi marcado por homenagens emocionantes. Ao todo, 22 profissionais, entre artistas e empresas, receberam uma placa de reconhecimento pela sua contribuição para que o Centro Cultural Sesc Glória se tornasse referência no Espírito Santo e no Brasil.
“O Centro Cultural Sesc Glória é um ponto de encontro que devolve vida, circulação e oportunidades à região histórica de Vitória, consolidando-se como o mais completo equipamento cultural entre os Sesc do país. Com uma programação que contempla música, teatro, dança, cinema, literatura e artes visuais, tornou-se referência nacional e motivo de orgulho para o Espírito Santo. Além dos artistas, agradeço ao público capixaba, que prestigia nossas programações e faz deste espaço um lugar vivo, pulsante e transformador”, destaca o diretor do Sesc, Luiz Toniato.
Nossos artistas
Música, Artes Cênicas, Literatura, Cinema, Memória e Patrimônio, Artes Visuais, Biblioteca, Arte e Educação, Parcerias e Clientes foram as categorias para homenagear os artistas que atuam no Estado. Ao todo, foram 23 profissionais condecorados pelo Sesc Glória:
Helder Trefzger – MÚSICA
Eliomar Viturino da Silva – MÚSICA
Carla Van Den Bergen – ARTES CÊNICAS
Nieve Matos – ARTES CÊNICAS
Pedro José Nunes – LITERATURA
Bernadette Lyra – LITERATURA
Rodrigo Oliveira – CINEMA
Markus Konká – CINEMA
Fernando Achiamé – MEMÓRIA E PATRIMÔNIO
Marcus Vinícius Sant’Ana – MEMÓRIA E PATRIMÔNIO
Elaine Pinheiro – ARTES VISUAIS
Paulo de Barros – ARTES VISUAIS
Lilian Menengucci – BIBLIOTECA
Eliane Correia – BIBLIOTECA
Adélia Oliveira – ARTE & EDUCAÇÃO
Gabriel Albuquerque – ARTE & EDUCAÇÃO
Companhia de Ópera do Espírito Santo (COES) – PARCERIA
Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES) – PARCERIA
Instituto IBCA – Festival de Cinema de Vitória – PARCERIA
WB Produções – CLIENTE
Rátimbum Produções – CLIENTE
BRZ Produções – CLIENTE
Filarmônica de Mulheres do Espírito Santo (Femes) – CLIENTE
Confira alguns depoimentos
“Eu tô muito agradecida, porque este prédio aqui, do Glória, que o Sesc ressuscitou já foi parte da minha vida, da minha adolescência, da minha história, aqui em Vitória. Sou de Conceição da Barra, mas estudei aqui no Colégio do Carmo e vinha sempre aos domingos, nas matinês. Depois, quando tudo parou, que ficou morto, me doeu muito. Quando o Sesc reassume, é como um tsunami que arrebenta e vai levando cultura, e o Sesc sempre nos dando força.”
A escritora e membro da Academia Espírito-Santense de Letras, Bernadette Lyra, foi homenageada na categoria Literatura.“Ver esse Centro Cultural Sesc Glória pulsando cultura todos os dias em vários segmentos culturais, é maravilhoso para a cidade. E o Espírito Santo, a capital Vitoria, só tem a melhorar e a crescer, cada vez mais, com o público, com os artistas que vêm para nossa capital.”
A diretora de produção da Rátimbum, Elenice Moreira, foi homenageada na categoria Clientes.“A importância do Sesc se dá em diversas frentes. Primeiro, o prédio em si, que representa a história e a memória. Isso tem uma extrema importância na formação da identidade da cidade, de dizer que aquela cidade tem uma trajetória histórica grande de seu povo. O prédio representa muito isso, estando aqui, com essa imponência no Centro Histórico, e segundo que eu acho que foi o que a gente exaltou muito aqui, como um espaço de cultura. A gente precisa identificar sempre a cultura como elemento primordial para o desenvolvimento da nossa sociedade.”
O historiador e pesquisador da cultura capixaba e manifestações populares, Marcus Vinícius Sant’Ana, foi homenageado na categoria Memória e Patrimônio.
Agradecemos a todos que compareceram e fizeram parte desta história. Que venham muitos mais anos de arte e cultura no Centro Cultural Sesc Glória.
Sesc-ES – Assessoria de Comunicação e Marketing (Ascom)
ascom@es.sesc.com.br
(27) 3232-3222