Sesc Espiríto Santo

Sesc 60+ reúne mais de 150 participantes na abertura das atividades

O crescimento acelerado da população idosa no Brasil impõe a necessidade de novas respostas sociais, culturais e de saúde. Investir no público com mais de 60 anos, vai além de atender a uma demanda atual, é preparar o futuro do país. Atento a esse cenário, o projeto Sesc 60+ reuniu mais de 150 pessoas na abertura das atividades, realizada nesta quinta-feira, dia 18, no Centro Esportivo de Vila Velha.

A iniciativa desenvolvida pela Diretoria de Programa Sociais (DPS), por meio da gerência de Assistência Social, é voltada para as pessoas com mais de 60 anos. É um espaço para estar junto, para trocar ideias, aprender coisas novas, fazer novas amizades e aproveitar a vida com qualidade.

O diretor regional do Sesc-ES, Luiz Toniato, reforça a importância do programa. “A população com mais de 60 anos tem crescido nos últimos 20 anos, só no Espírito Santo cresceu mais de 70%. Diante dessa realidade e atento ao papel social do Sesc, como referência em bem-estar, saúde, cultura e lazer, iniciamos as atividades do projeto Sesc 60+ para promover o envelhecimento ativo e saudável dessa população jovem. Estamos começando pela unidade de Vila Velha, mas queremos estender para as outras unidades espalhadas pelo Espírito Santo”, ressalta.

A gerente de Assistência Social do Sesc-ES, Cintya Schulz, destaca que o projeto marca o momento de o Sesc Espírito Santo ter o trabalho social com grupos para a pessoa idoso. “Sabemos o quanto o grupo fortalece o vínculo e melhora a convivência social. E esse é o propósito do Sesc, melhorar a vida das pessoas, impactar positivamente e trabalhar com todas as famílias dos nossos trabalhadores e que estão no entorno das nossas unidades”.

Impressões dos participantes

Aos 65 anos, a aposentada Leozi Barboza Pires celebrou a oportunidade de interação e aprendizado que o programa proporciona. “Este é o momento de criar, de ver mais pessoas, de conhecer e aprender mais. Eu acho que isso é o mais importante para nós que estamos entrando agora, neste ciclo de terceira idade. Então, nós precisamos disto. As pessoas que necessitam, venham pra cá, sejam nossos parceiros para fazer as atividades, para estar junto. Eu pretendo conhecer muitas pessoas e dar um pouco de mim também”.

Para o aposentado Antônio Santos Jesus, de 79 anos, o programa representa uma chance de seguir aprendendo. “Na vida nós somos eternos aprendizes. E aqui tem uma estrutura boa para se divertir, para praticar esporte, lazer, aprender com a rede social, pois tenho pouca sabedoria. Então aqui é mais uma escola. A cada dia será uma satisfação aprender, conhecer pessoas e participar do que o Sesc oferece pra  nós”.

O programa para nossas lideranças

Durante o lançamento do programa, a diretora de Hospitalidade, Turismo e Lazer do Sesc-ES, Mônica Velasques, que representou o diretor de Programas Sociais do Sesc-ES, Rômulo Gomes, destacou a importância de valorizar a trajetória dos capixabas 60+.

“É uma honra estarmos no lançamento do programa, quando a gente entende que o Estado do Espírito tem 18% de capixabas com mais de 60 anos. Então hoje, temos a possibilidade de aprender com a história, com tudo o que eles viveram, dentro do Sesc Vila Velha”, reforça Mônica.

Já o gerente do Sesc Vila Velha, Robson Zanini, ressaltou a relevância da iniciativa para ampliar as oportunidades de desenvolvimento e integração desse público. “É um dia de muita alegria e de muita assistência. Vamos trabalhar com oficinas, esporte, lazer, cultura, educação, e muito mais”.

Início das atividades

As atividades do projeto iniciam em Vila Velha, com toda a estrutura que já existe no Sesc, no próximo dia 22 de setembro.

O programa ainda possui vagas abertas. Se você se interessou ou conhece alguém que gostaria de participar, basta acessar o link e fazer o cadastro: https://sesc-es.com.br/sesc-60-2025/.