Sesc Espiríto Santo

Sesc Mesa Brasil ES apresenta trabalhos sobre segurança alimentar no congresso ALAMES

A equipe do Sesc Mesa Brasil do Espírito Santo, representada pelo assistente social Eduardo Boarato e pelas nutricionistas Jannayna Schiffler e Adriely Cozer, marcou presença no Congresso da Associação Latino-Americana de Medicina Social (ALAMES), realizado no Rio de Janeiro entre os dias 4 e 8 de agosto de 2025. Com o tema “Por Democracia, Direitos Sociais e Saúde”, o evento promoveu debates profundos sobre os desafios da saúde enquanto direito social fundamental para a cidadania no Brasil.

A insegurança alimentar foi um dos temas transversais do congresso, permeando mesas temáticas, apresentações orais e pôsteres científicos, com amplo diálogo entre os países da América Latina. O Sesc-ES destacou-se ao apresentar quatro trabalhos aprovados que evidenciam as ações desenvolvidas no território capixaba, integrando comunicação oral e exposição em pôsteres.

No contexto dos desafios para o acesso universal à saúde, a alimentação adequada se apresenta como um pilar essencial na redução das iniquidades em saúde. O programa Mesa Brasil se insere como uma importante política social, atuando como estratégia intersetorial que contribui para a integralidade do cuidado em saúde.

A intersetorialidade entre segurança alimentar e saúde é fundamental para promover o bem-estar e a qualidade de vida da população. Essa abordagem reconhece que garantir uma alimentação adequada e nutritiva depende da articulação entre diversos setores, como saúde, assistência social, educação, agricultura e assistência técnica.

Quando esses setores atuam de forma integrada, é possível implementar políticas públicas mais eficazes, que assegurem o acesso a alimentos de qualidade, promovam a educação alimentar e nutricional, e previnam doenças relacionadas à má alimentação, como obesidade, diabetes e desnutrição. Por exemplo, ações de saúde orientam a população sobre escolhas alimentares saudáveis, enquanto programas de segurança alimentar garantem o acesso a alimentos para grupos vulneráveis.