Na sexta-feira, dia 1º de agosto de 2025, os integrantes do Programa Sesc Ecos participaram de uma visita de benchmarking à Reserva Águia Branca, em Vargem Alta (ES). O objetivo da ação foi conhecer de perto as boas práticas ambientais realizadas na reserva mantida pelo Grupo Águia Branca e buscar inspiração para a ampliação do Programa ECOS nas unidades operacionais do Sesc no Espírito Santo.
A programação contou com recepção na reserva, visita guiada pela área de mata atlântica e pelo Eco Lodge Natureza, além de um bate-papo com representantes do Grupo Águia Branca sobre os projetos e ações de sustentabilidade desenvolvidos no local. A experiência proporcionou uma imersão em estratégias de manejo ambiental, hospitalidade sustentável e educação ambiental voltada para os visitantes.
Juliana Tackla, eng. Ambiental, coordenadora do programa ECOS e assessora de meio ambiente do Sesc-ES, destacou a importância da visita no contexto do planejamento estratégico do Programa ECOS:
“A visita à Reserva Águia Branca trata-se de um passo importante no planejamento para a expansão do Programa ECOS de Sustentabilidade para as unidades operacionais do Sesc. Essa etapa tem como objetivo promover a integração das práticas sustentáveis aos setores de Hotelaria e Lazer, especialmente em locais que abrigam áreas naturais sensíveis, como reservas e fragmentos florestais. Conhecer de perto as estratégias de manejo ambiental adotadas na reserva, sua convivência harmoniosa com a estrutura de hospedagem e os processos de educação ambiental aplicados aos visitantes permitiu assimilar como é possível haver práticas alinhadas ao conforto, bem-estar e preservação ambiental.”
Ela reforça ainda que o desenvolvimento sustentável em unidades com áreas naturais exige um olhar atento sobre o uso do território, a gestão de recursos e a experiência dos hóspedes. “A troca de experiências proporcionada pela visita fortalece a construção de soluções criativas, éticas e eficientes, que garantam a conservação dos ecossistemas e a valorização da biodiversidade local. Esse é um dos compromissos do Programa ECOS: reforçar a responsabilidade institucional com o futuro do planeta, promovendo o turismo responsável e o lazer educativo nas unidades operacionais em todo o Espírito Santo.”, conclui Juliana.
A visita marcou um dia de grande aprendizado, troca de experiências e inspiração para o fortalecimento da sustentabilidade como valor institucional do Sesc.
Assessoria de Comunicação e Marketing (Ascom)
ascom@es.sesc.com.br
(27) 3232-3117