Promover a segurança alimentar vai muito além de garantir o acesso à comida. É também sobre assegurar que os alimentos consumidos sejam manipulados de forma segura, respeitando normas sanitárias e princípios do Direito Humano à Alimentação, um direito fundamental reconhecido internacionalmente e assumido pelo Brasil.
Com esse compromisso, o Programa Sesc Mesa Brasil, em parceria com o Senac-ES, realizou nos dias 21 a 24 de julho, a terceira edição do Curso de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. A formação, que aconteceu no auditório do programa, reuniu 58 manipuladoras de alimentos que atuam em instituições cadastradas no Sesc Mesa Brasil.
O curso oferece orientações fundamentais sobre o manuseio, preparo, armazenamento e higienização de alimentos e utensílios, contribuindo diretamente para a segurança sanitária e nutricional nos serviços oferecidos pelas entidades sociais atendidas.
Segundo Aline Fernanda Martins, da instituição AMIE, localizada no bairro Ulisses Guimarães (Vila Velha), a formação impacta positivamente o cuidado com o público atendido:
“É muito bom o curso, porque a gente aprende a lidar melhor com os alimentos, a armazenar, sabendo que isso traz algo melhor para a saúde, ajuda a cuidar melhor das crianças que estamos atendendo.”
Já Eliene Aparecida Rodrigues, do Lar Genoveva (bairro Industrial, Viana), destacou o quanto os novos conhecimentos estão sendo aplicados na prática:
“O curso nos traz segurança, não para falar que está gostoso, que está bom, mas segurança de saber como foi feito. Aprendi formas de guardar o alimento, a forma correta de armazenar, estocar, etiquetar. Tudo isso aprendi nesse curso, e hoje coloco em prática no meu trabalho e na minha casa.”
A formação reforça o papel do Sesc Mesa Brasil em promover ações educativas voltadas para a cidadania, o combate ao desperdício e a promoção da saúde, fortalecendo as redes de solidariedade e garantindo alimentos mais seguros para quem mais precisa.