CineSesc Glória apresenta Especial Curta Carlitos a partir de quinta-feira (07)

O CineSesc Glória anuncia a retomada das sessões de cinema a partir de quinta-feira (07), às 18h20, com uma programação especial “Curta Carlitos – 104 anos do personagem mais famoso da história do cinema”. A homenagem a Charles Chaplin contará com exibição de 10 curtas metragens durante 12 dias e todas as sessões terão entrada franca. Se programe, você é nosso convidado para assistir filmes clássicos e raros conosco.

Charles Spencer Chaplin é considerado por alguns críticos o maior artista cinematográfico de todos os tempos, e um dos “pais do cinema”. Muito se conhece de sua filmografia de longas metragens, que consta no panteão de alguns dos principais filmes da história do cinema, como é o caso de “O Grande Ditador” e a “Condessa de Hong Kong”. Contudo, quando se fala da produção de curtas metragens envolvendo o gênio, pouco se conhece.

Na ocasião comemoraremos os exatos 104 anos do surgimento de Carlitos ou O Vagabundo, seu principal e mais famoso personagem, aquele andarilho pobretão que possui todas as maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro (gentleman).

O público viu o personagem pela primeira vez no segundo filme de Chaplin, Kid Auto Races at Venice, lançado em 7 de fevereiro de 1914. Em diálogo com Chaplin e sua herança, exibiremos o longa nacional O Palhaço, de Selton Melo. Para assistir aos filmes nas salas do CineSesc Glória, basta retirar o ingresso na bilheteria minutos antes de cada sessão.

Sessões infantis

Para as crianças, o CineSesc Glória trará de volta a telinha duas animações que fizeram sucesso em 2018: Abril e o Mundo Extraordinário, de Ranck Ekinci, Christian Desmares e Os Serviços de Entrega da Kiki, de Hayao Miyazaki.  Sessões com entrada franca.

Confira abaixo as datas e horários:

🔹CURTAS CARLITOS 01 – 50 min
Em cartaz nos dias: 07, 10, 14, 17, 21 e 23/02, às 18h20

Curta: CARLITOS FACEIRO
Diretor: Charles Chaplin. 1914. Estados Unidos.10 min. Ficção/ Comédia
Clas: Livre.
Carlitos interpreta um ator que, encantado por uma das atrizes, perde-se completamente de seu papel e acaba sendo despedido. Insatisfeito com a decisão do diretor, retorna às filmagens travestido de mulher e conquista novamente o espaço perdido – até desvendarem sua verdadeira identidade.

Curta: UM AMOR CRUEL
Diretor: Mack Sennett. 1914. Estados Unidos. 16 min. Ficção/ Comédia
Clas: Livre.
Carlitos é Lord Helpus. Ele é pego flertando com a empregada pela sua namorada e ela o deixa. Ele decide se matar com veneno, mas o mordomo troca as garrafas. Lord Helpus recebe uma carta de arrependimento da sua namorada, mas talvez a carta tenha chegado tarde demais. Os médicos examinam Carlitos e descobrem que ele vai viver, havia tomado apenas água.

Curta: CARLITOS E O RELÓGIO, Twenty Minutes of Love
Direção: Joseph Maddern e Charles Chaplin. 1994. Estados Unidos. 10 min.Comédia. Clas: Livre.
Charlie olha diversos pares de amantes no parque e parodia um deles, abraçando uma árvore. Uma outra jovem pede ao namorado uma prova de amor, e ele rouba um relógio de bolso de um homem que está dormindo.

Curta: LAÇOS DA PAZ
Diretor: Charles Chaplin.1918. Estados Unidos. 11 min. Ficção/Comédia. Clas: Livre
Este filme foi realizado com o intuito de levantar fundos para os Aliados na Primeira Guerra Mundial. Cheio de patriotismo, Carlitos mostra os laços de amizade, amor e principalmente o laço de liberdade.

🔸SESSÃO CURTAS CHAPLIN 02 – 51 min
Em cartaz nos dias: 08, 12, 15, 19, 22 e 26/02, às 18h20

Curta: CARLITOS REPÓRTER
Diretor: Henry Lehrman. 1914, Estados Unidos. Ficção/ Comédia. 8 min. Clas: Livre
Primeiro filme interpretado por Chaplin. Carlitos tenta passar por um lord a fim de conquistar uma jovem mulher da alta sociedade, mas é desmascarado por um de seus credores.

Curta: CARLITOS NO HOTEL
Diretor: Henry Lehrman e Mack Sennet. 1914. Estados Unidos. Ficção/ Comédia. 11 min. Clas: Livre.
Carlitos entra num hotel um pouco bêbado. Ele encontra Mabel e os dois juntos causam a maior bagunça entre os hóspedes. Mabel tenta se esconder embaixo da cama de um dos quartos e lá uma esposa ciumenta a descobre.

Curta: QUE FARRA!
Diretor: Charles Chaplin. 1914. Estados Unidos. Ficção/ Comédia. 9 min. Clas: Livre.
Carlitos e seu amigo bebem até o último centavo, fogem de suas esposas e terminam num sono profundo enquanto afundam num barco.

Curta: DIA DE ESTREIA
Diretor: Mack Sennett. 1914. Estados Unidos. Ficção/ Comédia. 7 min. Clas: Livre.
Carlitos encanta-se por uma garota que ele vê num nickelodeon. Para tentar encontrá-la ele vai até um estúdio de cinema e acaba atrapalhando uma filmagem.

Curta: CARLITOS GARÇOM DE UM CAFÉ
Direção: Mabel Normand. 1914. Estados Unidos. Ficção/ Comédia. 16 min. Clas: Livre.
Enquanto atravessa um parque, Carlitos encontra Mabel, uma jovem da alta sociedade, que está sendo assaltada por dois homens, e os coloca em fuga. Agradecida, a jovem o convida para uma festa. Carlitos, que é garçom em um café de um bairro pobre, se faz passar por um conde, e chama a atenção dos convidados por suas trapalhadas e por sua vulgaridade. Mas, mesmo assim, sua mentira não é descoberta. Depois, ele regressa ao seu trabalho e, justamente ali, acontece a festa de Mabel, seu namorado e seus amigos, que querem conhecer um lugar pouco habitual para eles. O filme termina com um grande alvoroço ao ser descoberta a impostura de Carlitos.

🔹🔸Em diálogo com Chaplin e sua herança, exibiremos o longa nacional O Palhaço, de Selton Melo.🔹🔸

O PALHAÇO, de Selton Melo
Drama/comédia, Brasil, 2011, 90 minutos, Cor. Clas: 10 anos.
Benjamim e Valdemar formam a divertida dupla de palhaços Pangaré e Puro Sangue. Mas Benjamin decide deixar o circo e mergulhar em uma nova aventura para realizar um grande sonho.
Em cartaz: 09, 13, 16, 20, 23 e 27/02, às 18h20.

Sessões Infantis

ABRIL E O MUNDO EXTRAORDINÁRIO, de Ranck Ekinci, Christian Desmares

Animação, França, Bélgica, Canadá, 2015, 105’, dublado. Clas: Livre

Nessa aventura, ambientada na Paris de 1941, a corajosa menina Abril terá que descobrir o que aconteceu com seus pais e todos os demais cientistas que sumiram misteriosamente. E para isso contará com a ajuda de Darwin, seu gato falante, e de seu amigo Julius, um jovem que vive nas ruas.

Em cartaz: 09,16 e 23/02, às 14h30.

 

RETROSPECTIVA CINE SESC 2018

OS SERVIÇOS DE ENTREGA DA KIKI, de Hayao Miyazaki

Animação, Japão. 1989, 102’, Cor, Dublado. Clas: Livre

Ao completar 13 anos, seguindo a tradição de todas as bruxas, Kiki deve se mudar para uma cidade na qual não haja nenhuma bruxa e passar lá um ano morando sozinha numa espécie de ‘estágio’. Após achar uma bela cidade à beira mar, Kiki e seu gatinho Jiji tentam se adaptar à nova vida.

Em cartaz: 10, 17 e 24/02, às 14h30

 

 

 

Compartilhar