Tradições culturais no Sesc São Mateus

A Escola Para a Vida “Professor Mesquita Neto” Sesc São Mateus apresentou o Projeto “o Sesc e as Tradições Culturais”, com o tema: Brinquedos do Brasil: invenções de muitas mãos.

O projeto este ano foi inspirado no livro Brinquedos do Brasil: invenções de muitas mãos de publicação do Departamento Nacional do Sesc, pois a “delicadeza e a aparente fragilidade do brinquedo feito pelo artesão ou pela criança é fortaleza, é qualidade de invencionice, trazem fortes traços da identidade de quem o faz.” Essa publicação nos convida a voltar no tempo e através do lúdico nos aprofundar no faz de conta do universo infantil, à criação e ao prazer de brincar. A proposta é que os brinquedos artesanais façam parte da escola, ampliando as possibilidades do brincar e a construção de brinquedos pelos professores, alunos e comunidade escolar.

Foram apresentados o mundo dos Bonecos do Sítio do Pica-Pau Amarelo, tradicionais bonecos de Pernambuco: os mamulengos, as engenhocas do Mestre Miro, Cavalo Pantaneiro do Mato Grosso, ritmo das cirandas que ainda encanta o universo infantil, Bonecos Fantásticos de Madeira – Pinóquio, cultura do Rio Grande do Sul que nos entrelaçam ao seu girar através das fitas coloridas através da dança da fita do Rio Grande do Sul. E para finalizar os alunos do 5º ano apresentaram a dança da Festa do Sertão, onde é cheio de cultura e de vários artesões.

 

Compartilhar
Deixe um comentário