Mesa Brasil

Projeto de segurança alimentar e nutricional mantido pelo Sesc em todo país

O Programa Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de combate à fome e o desperdício de alimentos, cujo objetivo, diante de uma perspectiva de inclusão social, é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em vulnerabilidade social. Trata-se essencialmente de um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional estruturado sobre ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, próprios para o consumo, viabilizando a complementação de refeições fornecidas nas entidades sociais e no ambiente familiar.

No Espírito Santo o Programa foi implantado em outubro de 2003 e atua na modalidade Banco de Alimentos, conectando espaços onde há sobra aos contextos nos quais impera a falta. O Mesa Brasil contribui, em uma ponta para a diminuição do desperdício e, na outra, para a redução da condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos. Em ambos os polos desse percurso, as estratégias de mobilização e as ações educativas contribuem para a solidariedade social, para o desenvolvimento comunitário e para a autonomia dos indivíduos e entidades.

Missão

Contribuir para a Segurança Alimentar e Nutricional dos indivíduos em situação de vulnerabilidade e atuar na redução do desperdício, mediante a distribuição de alimentos doados por parceiros, o desenvolvimento de ações educativas e a promoção da solidariedade social em todo o país.

Visão

Ser um Programa modelar no âmbito da Segurança Alimentar e Nutricional, sustentável enquanto rede e reconhecido pela sociedade.

Valores

Responsabilidade – Compromisso com uma gestão ética, transparente e de confiança da organização com suas partes interessadas (parceiros e sociedade);
Solidariedade – Cooperação mútua em prol de um objetivo comum;
Equidade – Respeito à igualdade de direitos;
Excelência – Qualidade no desenvolvimento das ações;
Sustentabilidade – Atenção permanente aos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais.

Perguntas Frequentes

Abaixo as respostas para algumas das perguntas mais frequentes

O Programa atende prioritariamente pessoas, famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade social e nutricional assistidas por Entidades Sociais cadastradas, que utilizam os alimentos nas preparações das refeições ou, no caso de atendimento às famílias, realizam a distribuição em cestas.

O Mesa Brasil não fornece a refeição completa, mas complementa e reforça a alimentação, somando valor nutricional à mesa dessas pessoas. Para fazer parte do Programa as entidades devem atender aos critérios de elegibilidade, participar de ações educativas e permitir a visita de cadastramento e acompanhamento realizada pelos técnicos do Programa.

O Mesa Brasil atende também, em caráter emergencial, populações vítimas de enchentes e alagamentos. Com um trabalho de logística humanitária, o Programa arrecada e distribui donativos para desabrigados e desalojados.

Indústrias de alimentos, centrais de abastecimento, supermercados, atacadistas, padarias, feiras livres, cerealistas, empresas de prestação de serviços (transporte, gráfica), produtores rurais, associações, postos de combustíveis, dentre outros.

O Programa possui equipe técnica e operacional devidamente qualificada, para executar com eficácia a coleta da doação, cujo local, os dias e horários são estabelecidos juntos com o doador.

  1. Ampliação das ações de responsabilidade social e cidadania corporativa.
  2. Diminuição de custos com descarte de produtos fora dos padrões de comercialização, porém ainda próprios para o consumo.
  3. Isenção de ICMS em algumas doações, conforme parceria do Programa Mesa Brasil Sesc com o Ministério do Desenvolvimento Social (CONFAZ – Decreto n° 41.374 de 30 de janeiro de 2002, Art.1).
  4. Acesso a relatórios e informativos de prestação de contas.
  5. Participação em ações educativas sobre temas de interesse do doador.

Programa Mesa Brasil Sesc-AR-ES

Endereço: Rod. Br. 262, Km 6,5 –Campo Grande, Cariacica, ES – Galpão localizado dentro da CEASA

Telefone: (27) 3216-7133

E-mail: mesabrasil@es.sesc.com.br