Educação em Saúde

Educação em Saúde

O Programa Educação em Saúde do SESC consiste em ações gratuitas interdisciplinares no âmbito da proteção, prevenção e promoção da saúde, visando à ampliação da autonomia e conhecimento da população atendida, conscientizando-a quanto ao autocuidado e incentivando hábitos para proteção da saúde em busca de uma melhor qualidade de vida, bem como torna-la multiplicadoras dos conhecimentos adquiridos.

Público alvo: comerciários, dependentes de comerciários, empresas conveniadas, escolas de ensino fundamental e médio e comunidade em geral.

Compreende as realizações: Campanha, exposição mediada, palestra, roda de conversa, sessão diagnóstica, vídeo debate e vivência.

Parcerias: Prefeitura de Vitória (através dos Centros de Referência de Assistência Social, Unidades Básicas de Saúde, escolas, entre outros), hospitais públicos e privados, unidades do SESC de todo estado, ONG’s e Instituições sociais.

A instituição que tiver interesse em realizar parceria para atividades voltadas para saúde poderá entrar em contato com a equipe através do e-mail edsaude@es.sesc.com.br ou pelos telefones 3232-3119 / 3232-3100 ramais 3188 e 3112.

Projetos Desenvolvidos pelo programa

“Prevenção de IST/AIDS” – possui o objetivo de integrar o esforço mundial pela luta contra a AIDS, bem como as infecções sexualmente transmissíveis, que são considerados problemas de saúde pública mundialmente.

“Promoção da Saúde: Multiplicando Conhecimentos”Este projeto tem como objetivo a proteção, prevenção e promoção da saúde, buscando assim a melhoria da qualidade de vida da população atendida e empoderar o sujeito para que ele se torne multiplicador de informações de saúde. Neste projeto serão desenvolvidos diversos temas relacionados à área da saúde. Importante esclarecer que o tema será definido pelo público a ser atendido.

“Outubro Rosa”Este projeto realizado no mês de outubro tem o objetivo de promover a conscientização sobre o câncer de mama e incentivar a população a cuidar melhor de sua saúde, estimulando o autoexame das mamas (homens e mulheres) e assumindo hábitos para prevenção desta doença.

“Novembro Azul” O mês de novembro é reconhecido mundialmente como o mês de conscientização sobre o câncer de próstata. Neste projeto, são abordadas as formas de prevenção e tratamento desta doença.

“Sesc Alerta”Este projeto visa orientar o público acerca das arboviroses mais frequentes no Brasil (dengue, chikungunya,  zika e febre amarela), bem como mobilizar e incentivar o indivíduo a tornar-se multiplicador de informações.

“Ver para Aprender” – Tem como objetivo promover a saúde visual e prevenir os problemas oftalmológicos limitadores da qualidade de vida. Este projeto ocorre apenas para alunos de 03 a 06 anos das Escolas do SESC.

Telefone: (27) 3232-3119

E-mail: enf.edsaude01@es.sesc.com.br