Literatura: Inscrições para Minicurso “Lendas Capixabas” abertas até 15 de março

Passadas de geração para geração, histórias que misturam fatos reais com fantasias, aventuras associadas a belas paisagens do nosso Estado e fatos misteriosos do passado são a essência de muitas lendas capixabas e há tempos fazem parte do folclore regional. Por isso, não é difícil encontrar alguém que já tenha ouvido falar em algumas “curiosidades” que envolvem a origem, por exemplo do Morro do Penedo, do Mestre Álvaro e do Moxuara. Assim, para despertar a criatividade  e estimular a criação de novas lendas, as inscrições para o Minicurso: “Lendas Capixabas” estão abertas até 15 de março. Valor do ingresso, R$ 20.

O Minicurso será  ministrado pelo professor Francisco Aurélio Ribeiro, de 19 a 23 de março, das 18h às 21 horas, na Sala da Palavra. A ficha de inscrição deve ser solicitada através do e-mail flavia.literatura@es.sesc.com.br, até 15 de março. No dia 16 será divulgado o resultado. Classificação, 16 anos.

As primeiras lendas foram coletadas no final do século XIX e deram origem a publicações como “Trovas e Cantares Capixabas”, de Afonso Cláudio; “Folclore do Espírito Santo”, de Adelpho Poli Monjardim e “Lendas Capixabas”, de Maria Stella de Novaes, de acordo com o professor Francisco Aurélio. Estes títulos irão compor parte das aulas, com o intuito de estimular a imaginação dos participantes para que também possam criar.

O professor explica que o Espírito Santo é um Estado que recebeu um enorme contingente de brasileiros, nos últimos cinquenta anos, tendo dobrado sua população nesse período. A maioria dos seus habitantes, incluindo professores e alunos, desconhece sua história, sua literatura, sua formação cultural e seu folclore. Daí, a necessidade de uma oficina literária como uma formação específica para fomentar a criatividade em torno das lendas e das histórias capixabas. A lenda é uma modalidade literária que mistura realidade e ficção, prosa e poesia, e existe em toda comunidade, mesmo ágrafa. Estimular sua produção e recriação é nosso principal objetivo.

Francisco Aurélio Ribeiro

Francisco Aurélio Ribeiro (1955) é capixaba de Ibitirama. Escritor e professor de Literatura. Formou-se em Letras e Direito, com doutorado em Literatura Comparada. É pesquisador de Literatura e História do Espírito Santo e das questões da alteridade. É professor há 45 anos, tendo atuado em todos os níveis de ensino. Sua paixão, no entanto, é formar leitores. Possui mais de 50 livros publicados, sendo vinte e um de literatura infanto juvenil e os demais de crônicas, historiografia e crítica literária, além de dezenas de artigos publicados em revistas e jornais. É Presidente da Academia Espírito-santense de Letras.

Serviço:

Minicurso: Lendas Capixabas

Inscrições: até 15 de março. A ficha de inscrição deve ser solicitada através do e-mail flavia.literatura@es.sesc.com.br ou preenchida pessoalmente na recepção do Centro cultural Sesc Glória. Horário de funcionamento: das 11h às 20h de segunda a domingo.

Resultado da seleção: 16 de março

Período: de 19 a 23 de março

Horário: das 18h às 21h

Related Posts