Seminário de Ilustração e Narrativas Visuais (SINAV), 3ª edição

Seminário de Ilustração e Narrativas Visuais (SINAV), 3ª edição

Classificação: 6 anos

16 a 18 de novembro (sexta-feira das 18h às 21h, sábado e domingo das 9h às 21h)

Em sua 3ª edição anual, o Sinav propõe a discussão e a produção de temas ligados à Ilustração, às Artes Gráficas e às Narrativas Visuais. Voltado a artistas, estudantes, animadores, designers, ilustradores, diretores de arte e interessados, este ano o Sinav conta com a participação de nomes conhecidos e premiados nacionalmente, além de profissionais atuantes no Espírito Santo e uma oficina exclusiva para crianças. São eles: Amarildo (ES), Arabson (ES), Davi Calil (SP), Fábio Birous (ES), Fabrício Miranda (SP), Hiro Kawahara (SP), Janc (ES), Jean Diaz (ES), Laura Teixeira (SP), Lifebrand (ES), Liliana Sanches (ES), Locomotipo (ES), Luciano Feijão (ES), Rayan Casagrande (ES), Renália Delboni (ES) e Thiago Egg (ES). O Seminário reúne uma programação intensa de atividades – avaliação de portfólios, oficinas, palestras, mesas-redondas e feira de materiais independentes -, num ambiente propício e estimulante à fruição de ideias e processos criativos. Confira a programação completa em facebook.com/seminariosinav

Este ano o Sinav terá como homenageado o ilustrador e chargista José Antônio Nunes de Couto, mais conhecido como Janc. A importância dele no desenho de imprensa no Espírito Santo, principalmente no jornal A Gazeta, é fundamental para entendermos não somente a história da política brasileira desde os anos 60, como também as mudanças editorias que determinaram o uso maciço do desenho na imprensa local. Janc vem da mesma tradição de chargistas e ilustradores consagrados como Millôr, Fortuna, Jaguar e Ziraldo. No seu acervo, com mais de dois mil desenhos, encontra-se 40 anos de história política nacional, de Chiquinho a Paulo Hartung, dos anos de chumbo às Diretas. Homenagear esse mestre, que solidificou  sua vida profissional pela via do desenho, é motivo de honra para o Sinav, pois este seminário é, antes de qualquer coisa, uma exaltação ao ofício de desenhista/ilustrador, profissão que tem, na figura de profissionais como Janc, o afeto mais genuíno.

Nascido em 1935, Janc trabalhou na Rio Gráfica e Editora de 1956 a 1962 como ilustrador e diagramador. Também trabalhou na revista PN (Política e Negócios) e Hotelnews. Foi chargista das revistas Aconteceu, TV Guia e Radiolândia. Como ilustrador de livros, desenhou para a Editora de Ouro, onde publicou “Mamãe eu quero!”, uma coletânea de charges sobre televisão e rádio. Em 1964 veio a morar em Vitória (ES), ingressando no jornal A Gazeta, onde trabalhou durante 40 anos, e onde também se aposentou.

 

Evento Detalhes
  • Dias
    Horas
    Min
    Seg
  • Data do evento
    16 de novembro de 2018 Confira o horário em cada atração
  • Data Final
    18 de novembro de 2018
  • Classificação
    Confira em cada atração
  • Categorias