A poesia por um fio

O Cordel é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso. No Brasil, também conhecido como folheto, na Espanha, recebe o nome de “pliegos sueltos” e, em Portugal, de “folhas soltas” ou “volantes”. Os temas incluem desde fatos do cotidiano, episódios históricos, lendas, temas religiosos, entre muitos outros, como as façanhas do cangaceiro Lampião, o suicídio do presidente Getúlio Vargas, etc. Apesar da origem desse gênero ser uma referência na forma como tradicionalmente os folhetos eram expostos para venda, pendurados em cordas, cordéis ou barbantes em Portugal, refletir sobre “A poesia por um fio”, também implica entender a sua trajetória desde o nascimento até o momento atual, passando pelas transformações e a forma como hoje é tratada a cultura popular.

Kátia Bobbio: Bacharel em Direito e artista plástica, já participou em várias antologias poéticas pelo Brasil. É destaque em literatura de cordel no Espírito Santo, onde já escreveu e publicou mais de duzentos livretos no gênero, sobre monumentos históricos, cidades, festas populares e personalidades do nosso estado.

Wladimir Cazé: Nasceu em Petrolina (PE) e mora em Vitória desde 2009. É graduado em Jornalismo pela UFBA, mestre em Letras e doutorando em letras pela UFES, com pesquisa sobre tradução literária. Publicou os livros de poemas “Microafetos” e “Macromundo”, além de folhetos de literatura de cordel. Traduziu, com Rafael dos Prazeres, o livro “O assassino de porcos”, de Luciano Lamberti (Cousa, 2017).

Mediação:

André Magnago: Possui graduação em Artes Plásticas, pesquisador autônomo, professor voluntário de litografia no Centro de Artes da Ufes e integrante do grupo Célula de Gravura e da Sociedade Gráfica Leão-Magnago. Produz desenhos, gravuras em relevo, litografias, pinturas e textos sobre arte.

Classificação: Livre
Mais informações: (27) 3232.4750

Evento Detalhes
  • Data do evento
    10 de Abril de 2018
  • Classificação
    Livre
  • Categorias
  • Mais informações
  • Local
    Centro Cultural Sesc Glória