Painel Literário – com Andréia Delmaschio e Francisco Aurélio Ribeiro

Painel Literário    

Com Andréia Delmaschio e Francisco Aurélio Ribeiro

10/10, às 19h I Sala da Palavra I Entrada franca

Nas águas de Lia, de Andréia Delmaschio
O livro conta a história de uma menina que cresce emocionalmente; para isso, ela precisa vencer os seus medos de criança e lidar com algumas perdas. A história de Lia fala também da importância da memória para a retomada e a resolução de conflitos internos pelos quais todos nós passamos, mais cedo ou mais tarde. A menina desenha uma piscina no lençol e, quando a situação fica difícil aqui fora, ela mergulha nessa piscina. Com o tempo, aquilo que poderia representar uma fuga da realidade passa a ser usado como um dispositivo de prazer e de elaboração de seus fantasmas.

Pelas mãos dos avós, de Francisco Aurélio Ribeiro
Trata-se de um diálogo entre avô e neto, em que se reconstitui a vida do avô, imigrante italiano, sua luta para sobreviver no Brasil, os fatos que lhe ocorreram na nova terra, e os ensinamentos que vai passando ao neto. A avó, descendente de índios puris e de negros, também é retratada na obra. O título remete ao trabalho manual, visto ser as mãos dos dois o que mais chamava a atenção ao neto em sua aprendizagem da vida.  

Andréia Delmaschio
Escritora, professora e pesquisadora. Doutorou-se em Semiologia pela UFRJ, com a tese “A máquina de escrita (de) Chico Buarque” (Rio de Janeiro, 7letras, 2014). Acaba de lançar seu oitavo livro e primeiro infanto-juvenil, Nas águas de Lia (Vitória, Cousa, 2018), premiado no Edital da Secult. 

Francisco Aurélio Ribeiro
Escritor e professor de Literatura. Formou-se em Letras e Direito, com doutorado em Literatura Comparada. É professor há 45 anos, tendo atuado em todos os níveis de ensino. Possui mais de 50 livros publicados, sendo vinte e um de literatura infantojuvenil e os demais de crônicas, historiografia e crítica literária, além de dezenas de artigos publicados em revistas e jornais. É presidente da Academia Espírito-Santense de Letras.

Evento Detalhes
  • Data do evento
    10 de outubro de 2018 19h
  • Classificação
    Livre
  • Categorias