Painel Literário

Painel Literário
Andréa Espíndula e Fernanda Tatagiba

22/05, às 19h I Sala da Palavra I Clas: Livre

Considerando a grande quantidade de livros publicados anualmente no Espírito Santo, bem como a falta de espaços e a quase inexistência de mecanismos capazes de dar visibilidade aos autores locais, o Painel Literário preenche essa lacuna e propicia uma visão panorâmica da literatura como um bem cultural que se tem produzido no Espírito Santo e, por outro, promove um intercâmbio entre os autores e contribui com a formação de leitores.

“Capixabinha“, de Andréa Espíndula

O livro tem 10 desenhos de ícones capixabas e o Henrique, mais uma vez convida, agora as crianças bem pequenas, a visitar os lugares incríveis por onde ele passou. Papel interno que possibilita pintar com canetinha hidrocor, tintas e outros materiais que a criança desejar. Todo o texto é em letra maiúscula e em rima, o que torna o momento bem divertido. É infantil e totalmente pensado para atender à imaginação dos pequenos.

Labirinto Mínimo, de Fernanda Tatagiba

São poemas escritos nos últimos cinco anos. São poemas curtos e de cada palavra carrega múltiplos sentidos e fazem lembrar a tradição japonesa de haicais. Os poemas possuem uma intensidade que se revela, paradoxalmente, através de um o olhar contemplativo. O poema como um lapso de distração, onde passam nuvens e nasce uma montanha. O poema como um fôlego e a procura o próprio pulso. Assim, poemas de cunho existencial deram lugar a uma observação menos pessoal da realidade, e a angústia do sujeito frente a cidade foi aos poucos, através de cada poema, substituída por um olhar atento aos detalhes dos elementos da natureza. Medos, dores e aflições deram espaços para falar das pedras, da água, do pouso de um pássaro. A natureza não precisa de nós, talvez por isso seja o último refúgio, um sopro solto no labirinto.

Andréa Espíndula

Artista Plástica, Arte educadora e amante da Literatura capixaba. Formada em Educação Artística pela UFES. Pós em Arteterapia e Museografia.

Fernanda Tatagiba

Poeta capixaba nascida em 1984 na cidade de Vitória. Lançou em 2011 o livro de poemas À Sombra das Coisas Turvas pela editoria Cousa e pela Lei Vila Velha de Arte e Cultura. Professora de sociologia da rede estadual de ensino do Espírito Santo. Lançará em maio de 2019 seu segundo livro de poemas Labirinto Mínimo pela editora Pedregulho e pela SECULT.

Compartilhar
Evento Detalhes
  • Data do evento
    22 de maio de 2019 19h
  • Classificação
    Livre
  • Categorias