Literatura e Filosofia: Voltaire e o melhor dos mundos possíveis

Literatura e Filosofia: Voltaire e o melhor dos mundos possíveis

Palestrante: Wander de Andrade de Paula

Mediador: Fraga Ferri

22/11, às 19h

Sala da Palavra I Entrada franca

Importante figura do Iluminismo, cujas obras e ideias influenciaram pensadores importantes da Revolução Francesa, Voltaire, cujo nome era François-Marie Arouet, ficou bastante conhecido pela sua perspicácia na defesa das liberdades civis, inclusive, religiosa e de livre comércio. É um escritor prolífico, produziu cerca de 70 obras em quase todas as formas literárias, como peças de teatro, poemas, romances, ensaios, obras científicas e históricas, mais de 20 mil cartas e mais de 2 mil panfletos. Por sua luta em favor da liberdade de expressão, ficou conhecida a frase “Posso não concordar com nenhuma palavra do que você disse, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo”. “Cândido ou O Otimismo”, conto filosófico publicado pela primeira vez em 1759 e traduzido em centenas de línguas, é uma marca de sua sátira quando faz uma caricatura do otimismo de Leibniz.

Wander de Andrade de Paula: Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Filosofia na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde atualmente desenvolve sua pesquisa de Pós-Doutorado.     

Fraga Ferri: Graduado em Filosofia/UFES e Pós-graduado em Docência no Ensino Superior é músico, compositor, produtor e arranjador musical. É professor de Filosofia da rede pública do ensino médio e escreve no Blog Fraga Ferri.

Evento Detalhes
  • Dias
    Horas
    Min
    Seg
  • Data do evento
    22 de novembro de 2018 19h
  • Classificação
    Confira em cada atração
  • Categorias