Exposição Sensibilidades Reveladas

Exposição Sensibilidades Reveladas

Curadoria de Almerinda Lopes

Até 25 de novembro (domingo)

Horários de visitação:

Terça a sexta, das 11h às 20h;

Sábado e domingo, das 11h às 19h (exceto feriados).

Local: Espaço Expositivo Levino Fanzeres | Classificação: Livre | Visitação: Gratuita

Obras de Attílio Colnago, Hilal Sami Hilal, Fernando Augusto, Joyce Brandão, Márcia Capovilla, Nelma Pezzin, Raphael Samú, Ronaldo Barbosa, Vilar e Walace Neves. A exposição faz menção à história da arte no Espírito Santo, apresentando ao público uma pequena parcela da produção de alguns de nossos mais reconhecidos artistas/professores, que se expressam por meio do desenho, gravura, pintura, escultura, fotografia, vídeo, processos híbridos e conceitualistas.

Com essa mostra o Centro Cultural Sesc Glória presta tributo ao Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo, pela comemoração dos seus sessenta anos de atuação. Foi a primeira e única Escola de Artes do Espírito Santo, celeiro de artistas/professores que aqui chegaram com suas respectivas carreiras já estabelecidas, vindos de diferentes estados brasileiros para compartilhar conhecimentos e experiências artísticas com jovens capixabas que buscavam, na academia, desenvolver a sensibilidade e o talento nato. Estes últimos, posteriormente, deram continuidade aos ensinamentos e às lutas em prol da arte, encetadas por aqueles pioneiros mestres.

Integram a mostra dez artistas de diferentes gerações, procedências e linguagens expressivas, os quais, além de responsáveis pela formação de inúmeros artistas e professores, contribuíram e continuam a contribuir para a atualização de linguagens, suportes e processos artísticos. Essa variada produção, cujo arco temporário começa nos anos de 1970 e se estende à atualidade, não se pauta, obviamente, pela simetria estética ou pela afinidade entre as gramáticas visuais, mas pretende contemplar as diversas tendências criativas que elaboram e veiculam dentro e fora de nosso Estado.

A exposição contempla um naipe variado de gramáticas, processos e tendências poéticas produzidas por esses mestres, que confirmam a sintonia da academia com as poéticas em voga em diferentes tempos artísticos/culturais. O Programa Educativo desenvolvido especificamente para esta mostra conta com a arte-educadora convidada Mara Perpétua e seis mediadores temporários.

Evento Detalhes
  • Data do evento
    6 de agosto de 2018 11h
  • Data Final
    25 de novembro de 2018
  • Classificação
    Livre
  • Categorias
  • Mais informações
  • Local
    Centro Cultural Sesc Glória