Exposição Brinquedos do Brasil: invenções de muitas mãos

Exposição Brinquedos do Brasil: invenções de muitas mãos

curadoria de Adriana Klisys

Abertura: 6 de novembro, terça-feira, às 19h30

Visitação: 07 de novembro (quarta-feira) a 16 de dezembro (domingo)

Horários de visitação:

Terça a sexta, das 11h às 20h;

Sábado e domingo, das 11h às 19h (exceto feriados)

Espaço Expositivo Carlo Crepaz | Visitação: gratuita

Um convite ao brincar, às memórias de infância e ao universo do brinquedo artesanal brasileiro. A exposição “Brinquedos do Brasil: invenções de muitas mãos” foi idealizada como parte de um projeto educativo e cultural de divulgação e valorização do brinquedo artesanal para inspirar práticas criativas de construção de brinquedos pelos professores, pelas crianças e pela comunidade educativa, bem como incrementar o acervo lúdico das escolas do Sesc com brinquedos que proporcionem experiências sensíveis.

O Brasil tem uma riqueza de brinquedos artesanais proporcional à sua extensão territorial: mamulengos, brinquedos de miriti, brinquedos de lata, de folha de flandres, panelinhas de barro, bichinhos de balata, bonecas de pano, petecas de palha ou buriti e tantos outros brinquedos instigantes à imaginação infantil. Entretanto, dificilmente esse acervo lúdico chega às escolas, pois costumam optar por brinquedos industrializados.

Se a escola é lugar de aprofundamento da cultura, por que não ampliar a oportunidade de brincar com brinquedos de norte a sul do país, com sua diversidade de materiais, texturas, cores, cheiros e a especial qualidade de trazer fortemente marcas de quem os produziu? Com a preocupação de que os brinquedos artesanais não virem peças em extinção nas escolas brasileiras e possam somar qualidade ao brincar das crianças, o Serviço Social do Comércio (Sesc), instituição que tem a Educação como um dos seus campos de atuação, reconheceu a necessidade de trazer essa inovadora discussão para o âmbito da educação infantil.

Evento Detalhes
  • Data do evento
    7 de novembro de 2018 Confira o horário em cada atração
  • Data Final
    16 de dezembro de 2018
  • Classificação
    Livre
  • Categorias