Efeméride: Vinícius, o poetinha

Efeméride: Vinícius, o poetinha

Com Mayara de Oliveira Nogueira Loyola

Mediação: Renata Vieira

19/10, às 19h I Sala da Palavra I Entrada franca

Vinícius, o poetinha
Apesar de sua vasta obra, passando pela literatura, teatro, cinema e música, Vinicius de Moraes sempre colocou a poesia como sua primeira e maior vocação, considerando que todas suas outras atividades artísticas derivam do fato de ser poeta. No seu percurso musical, teve diversos parceiros, entre eles, Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra. Autor de “Soneto de Fidelidade”, uma das mais importantes obras da literatura Brasileira, da peça “Orfeu da Conceição”, e ainda, um dos precursores da Bossa Nova no Brasil. Durante a segunda fase do modernismo no Brasil, teve destaque na criação literária, considerando que suas obras foram marcadas por versos em linguagem mais simples, sensual e excitante, por vezes, carregados de temas sociais.

Mayara de Oliveira Nogueira Loyola
Advogada e linguista, com mestrado em Linguística pela UFES/FAPES, cujo tema centrou em Os Afro-sambas de Vinícius de Moraes e Baden Powell. Possui doutorado em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio/CNPq e atualmente cursa pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da UFES, com fomento concedido pela CAPES/FAPES.

Renata Vieira
Especialista na área de Linguística, Letras e Artes, mestranda do Profletras e atua há 25 anos na sala de aula como professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no ensino fundamental e médio. Promove saraus literários que têm por objetivo valorizar a nossa língua e nossa cultura.

Evento Detalhes
  • Data do evento
    19 de outubro de 2018 19h
  • Classificação
    Livre
  • Categorias