Efeméride

Efeméride

Tema: Fernando Pessoa

13/6, às 19 h

Entrada franca

Palestrante: Danilo Barcelos

Mediadora: Fernanda Hott

Fernando Pessoa

Considerado um dos mais importantes nomes da poesia portuguesa. É, como Luís de Camões, um universo literário inteiro. O poeta, em seu projeto poético, cria muitos “eus”, muitos poetas autônomos dentro de um mesmo universo literário, processo a que chama de “heteronímia”.  Pessoa chega a somar mais de cinquenta personas poéticas nesse mundo literário que é sua obra. Dessas muitas personas, muitos heterônimos, quatro são os mais conhecidos: Álvaro de Campos, Ricardo Reis, Bernardo Soares e Alberto Caeiro. Independentes, cada qual com seu estilo e biografia próprios, os heterônimos são o que há de mais intrigante na poesia de Pessoa. Lê-los é mergulhar em um universo em que a centralidade da palavra poética tem em si sua inteira justificação, percebendo que o poeta pode ir muito além de si para fazer de sua literatura um conjunto ao mesmo tempo coeso e múltiplo de sentidos e sensações, pensando a vida, os seres, a experiência do sentir e a existência.

Danilo Barcelos

Poeta e contista. Tem entre outras obras publicadas o livro de poemas é corpo seu norte – de 2016, Tear de ondas, de 2012, e Qu4rto desamp4ro, de 2010. Além da atividade de escritor, é professor de Teoria da Literatura e Literatura Portuguesa da Universidade Estadual de Montes Claros, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras / Estudos Literários da mesma Universidade e desenvolve pesquisa na área dos Estudos Literários, com ênfase na importância da poesia como forma de saber, tendo por base poemas de Carlos Drummond de Andrade e de Álvaro de Campos, heterônimo de Fernando Pessoa.

Fernanda Hott

Professora efetiva de Inglês do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Aracruz. É também escritora e membro da Academia Feminina Espíritossantense de Letras e tem trabalhos publicados de tradução literária. É graduada em Letras-Inglês, especialista em ensino de língua inglesa e Mestre em literatura pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Evento Detalhes
  • Data do evento
    13 de junho de 2018 19h
  • Data Final
    13 de junho de 2018
  • Classificação
    Livre
  • Categorias
  • Mais informações
  • Local
    Centro Cultural Sesc Glória