Efeméride: Carolina de Jesus

Efeméride: Carolina de Jesus

Classificação: Livre

Ministrante: Cibele Verrangia  Mediação: Aila Ferreira

14/8, às 19h I Sala da Palavra no Centro Cultural Sesc Glória – Entrada franca

Carolina de Jesus

“O Quarto de Despejo” escrito por Carolina Maria de Jesus (1914 –1977) foi publicado no dia 19 de agosto de 1960 e, divulgado pela revista O Cruzeiro. Nos três primeiros dias foram vendidos mais de dez mil exemplares, ou seja, na época, o livro mais vendido no Brasil. A escolha desse livro para um debate, atualmente, nos parece importante para podermos ouvir e amplificar a voz dessa autora/personagem, que desde muito nos oferece a lucidez de quem traz na pele a realidade de muitos seres que até hoje são vítimas das injustiças sociais. Esse livro também é um pretexto para se discutir a literatura, principalmente quando se coloca em questão a ideia da autoficção.

Cibele Verrangia: Doutora em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo, na área de Estudos Literários, com o foco nas Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Membra fundadora do Coletivo Afro-Tons. Atua especialmente nas temáticas das literaturas negras e africanas de língua portuguesa.

Aila Ferreira: Mestranda no Programa Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade Federal do Espírito Santo. Participa do grupo de pesquisa: Mulheres com todas as Letras.

Evento Detalhes
  • Data do evento
    14 de agosto de 2018 19:00h
  • Classificação
    Livre
  • Categorias
  • Mais informações
  • Local
    Centro Cultural Sesc Glória