Circuito de Criação: “Era uma vez… a história dos contos de fadas”

Circuito de Criação: “Era uma vez… a história dos contos de fadas”   

Com Tino Freitas

22 a 26/10, das 18h às 21h I Sala da Palavra.

Inscrições: de 02 a 17/10. Resultado: 18/10. Os interessados podem solicitar a ficha de inscrição pelo e-mail literatura@es.sesc.com.br ou realizar pessoalmente na bilheteria do Centro Cultural Sesc Glória.

Vagas: 20

Ingresso: R$ 20

Era uma vez…A história dos contos de fadas 

A quem se destina: adultos, de quaisquer áreas, interessados pelo tema mas, principalmente, professores, estudantes de letras ou pedagogia, escritores, ilustradores, bibliotecários, mediadores de leitura, e demais profissionais que usam a literatura infantil como ferramenta.. O curso apresenta uma abordagem histórica sobre o surgimento do conto de fadas, o momento em que ele começa a ser impresso e a se tornar ainda mais popular além de discutir a invenção da infância e os motivos que transformaram tais contos em contos para crianças. Há leituras comparadas destacando curiosidades, links com o cotidiano da época, e os significados ocultos, a partir do olhar da psicanálise. No meio de tudo, algumas curiosidades, o perfil de alguns dos ilustradores clássicos do século XIX, um pouco sobre mitos, símbolos e arquétipos, os novos autores de contos de fadas e dicas, muitas dicas de livros. 

Tino Freitas
Jornalista, músico, produtor cultural, escritor de livros infantis, é também mediador de leitura do projeto Roedores De Livros que, desde 2006, desperta o prazer em ler junto a crianças no entorno de Brasília- DF. Natural de Fortaleza- CE, em 1999 armou sua rede nas asas da capital federal e entre um balanço e outro foi descobrindo e apaixonando-se por trabalhar com crianças. Possui três livros publicados: Brasília de A A Z, com ilustrações de Kleber Sales, Controle remoto e Cadê o juízo do menino? ambos com ilustrações de Mariana Massarani, este último selecionado como Os 30 Melhores Livros Infantis Do Ano pela revista Crescer em 2010. Em suas apresentações públicas- escolas, feiras do livro, praças, shoppings centers e teatros-, Tino se cerca de livros, músicas próprias, contos populares e brinquedos cantados encantando crianças e adultos num grande encontro com a fantasia.

Evento Detalhes
  • Data do evento
    22 de outubro de 2018 18h
  • Data Final
    26 de dezembro de 2018 21h
  • Classificação
    16 anos
  • Categorias