Café Literário receberá o vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2017

Natural da cidade de Mossoró (RN), José Almeida Júnior é autor do romance “Última Hora: História e Liberdade de Criação” vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2017. Na terça-feira (13), às 19 horas, Júnior estará em Vitória, onde é o convidado deste mês do Café Literário. No formato de um bate-papo, o evento aproxima o autor do público para uma conversa sobre a obra em questão, a literatura e o interesse pela escrita. A proposta é a formação de novos leitores, criar espaço para pessoas interessadas em literatura e estimular o surgimento de novos autores. A entrada é franca e aberta a todos.

Formado em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), José Almeida Júnior há dez anos reside em Brasília, onde exerce o cargo de Defensor Público do Distrito Federal. No ano passado, o romance “Última Hora” cuja trama nos leva ao Brasil do início dos anos 50 foi vencedor de um dos mais importantes prêmios relacionados à literatura e organizado pelo Serviço Social do Comércio (SESC).

A obra premiada propõe que o leitor entenda a história como uma possibilidade de explicação do mundo a partir dos rastros deixados pelo passado e, a literatura, como uma outra forma de captar o real através da fantasia e da re-apresentação, até que ponto podemos estabelecer um diálogo entre as duas? Se ainda podemos considerar que tanto a história quanto a literatura podem se dar como distintas espécies de ficção, onde estão as fronteiras entre o controle das fontes e a liberdade de criação?

A mediadora da Café Literário será Sthefany Duhz, bacharel em arquivologia e graduanda em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Pesquisadora na área de Comunicação e Saúde.

SERVIÇO:

Café Literário

Classificação livre

Data: Terça-feira, 13 de março.

Horário: às 19 horas

Local: Centro Cultural Sesc Glória

Entrada franca

Evento Detalhes
  • Data do evento
    13 de Março de 2018 19h
  • Data Final
    13 de Março de 2018
  • Categorias