Café Literário

Tema: Em nome das mães

Ministrante: Tiago Camillo e Saskia Sá – Mediação: Tânia Silveira

ENTRADA FRANCA

Considerando que todos os anos, no segundo domingo do mês de maio (no Brasil) ou no primeiro domingo de Maio (em Portugal), é celebrada uma homenagem às mães, conhecida por Dia das mães, resolvemos aproveitar essa data para fazer uma reflexão sobre as Mães da Praça de Maio (Madres de Plaza de Mayo), ou seja, as mulheres que se reuniam na Praça de Maio, Buenos Aires, durante a ditadura militar na Argentina (1976-1983), para exigirem notícias de seus filhos desaparecidos.

Tiago Camillo: Licenciado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2003) e mestre pelo programa interdisciplinar em Extensão Rural – área de concentração Cultura, Processos Sociais e Conhecimento – pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Leciona História no ensino médio e no ensino superior. Atualmente trabalha no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), estando lotado no campus Vitória.

Saskia Sá: Diretora e roteirista de curtas metragens de ficção e documentário, longa metragem e séries para TV. Proprietária da Horizonte Líquido, produtora atuante em várias frentes do audiovisual, com interesses voltados para o cinema realizado e protagonizado por mulheres. Finalizou em 2018 seu último filme, Rio das Lágrimas Secas sobre mulheres de comunidades afetadas pelo crime ambiental da Samarco.

Mediação:

Tânia Silveira: Graduada em Serviço Social pela Faculdade Salesiana de Vitória/ES; especialista em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica de Lyon, França; e mestre em Política Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Enquanto ativista social pela defesa dos direitos humanos, foi membro do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) atuando junto aos povos indígenas por 12 anos.

Evento Detalhes
  • Data do evento
    8 de Maio de 2018 19h
  • Data Final
    8 de Maio de 2018
  • Classificação
    Livre
  • Categorias
  • Mais informações
  • Local
    Centro Cultural Sesc Glória