Literatura e Biblioteca

Literatura e Biblioteca no Centro Cultural Sesc Glória

A Biblioteca Guilherme Santos Neves, nomeada em homenagem ao escritor e professor capixaba, conta com um acervo de mais de 7 mil exemplares de livros que englobam diversas áreas, com enfoque para Artes Cênicas e Plásticas, Cinema, Música e Literatura, contemplando os diversos gêneros literários, inclusive o infanto-juvenil. Ao todo, são encontrados média de 5 mil autores de arte e cultura além das áreas como filosofia, educação e biografias.

Buscando valorizar as referências da literatura produzida no Espírito Santo a biblioteca possui diversas obras literárias produzidas por autores do estado, além de livros sobre produção capixaba e história do Espírito Santo.

A Biblioteca funciona como um espaço público, de acesso irrestrito, voltado para a socialização e a troca de saberes. A proposta é quebrar o paradigma de silêncio exigido nas bibliotecas mais tradicionais, pretendendo priorizar a livre circulação e o diálogo entre os leitores. Além disso, a Biblioteca promove diversos projetos culturais e literários tendo como escopo o incentivo à leitura e à manifestação artística.

Dentre os projetos destacamos Biblioteca e Horizontes; Curumim; Diálogos Transversais e Novos Sentidos. A biblioteca pode acolher propostas de seus usuários e artistas para promoção de debates, bate-papo e realização de saraus entendo essas propostas como importante enlace entre a biblioteca e a comunidade por ela atendida pensando coletivamente na construção de práticas que promovam o diálogo, a troca de saberes e o acesso à informação e a produção cultural.

A estrutura da Biblioteca conta com rede de internet livre, com seis notebooks disponíveis ao público, internet sem fio e scanners em braille. Para realizar empréstimo domiciliar de livros bata a realização de um cadastro apresentando um documento pessoal com foto, CPG e comprovante de residência atualizado.

 

 

Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras

A fim de atuar na promoção da leitura e da literatura, o Sesc propõe o projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, um grande projeto voltado para ações formativas e de fruição literária, abrangendo públicos diversos e faixas etárias distintas. O eixo do projeto é composto pelas realizações em formato de circuitos. São elas:

• Circuito de Autores – voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias;

• Circuito de Oralidades – circuito nacional de apresentações em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas;

• Circuito de Criação Literária – composto por oficinas literárias de diferentes temáticas, que objetiva exercitar a prática da escrita literária nas suas diferentes manifestações, mas também criar leitores com maior bagagem literária.

 

Café Literário
Realizado mensalmente desde 2007 pelo SESC de Vitória (ES), o Café Literário é um espaço permanente de diálogo, leitura de textos, troca de experiências entre o público e aqueles que produzem literatura ou que desempenham atividades afins, abarcando todos que se interessem pelas áreas do pensamento. Para 2018 estão previstos 09 (nove) cafés, sendo 14 debatedores locais e 2 (dois) de fora do estado, ganhadores do Prêmio Sesc de Literatura.

Uma Palavra com o Autor
É uma ação que promove encontro entre os escritores e o público das escolas de ensino fundamental e médio e desenvolve debates, entrevista e bate-papo em torno da literatura. Também para contribuir com a formação de leitores jovens e infanto-juvenis, além de servir como um banco de memória para a literatura capixaba. Realização mensal, durante 8 meses, de março a novembro com intervalo em julho.

Painel Literário
Considerando a grande quantidade de livros publicados anualmente no Espírito Santo, bem como a falta de espaços e a quase inexistência de mecanismos capazes de dar visibilidade aos autores locais, o Painel Literário, de certa forma, tem como objetivo preencher essa lacuna. Por um lado, trata-se de um projeto que propicia uma visão panorâmica da literatura como um bem cultural que se tem produzido no Espírito Santo e, por outro, promove um intercâmbio entre os autores e contribui com a formação de leitores. Serão lançados quatro livros por mês, totalizando 32 escritores ao longo do ano, com uma pequena palestra de cada autor.

Festival Capixaba de Literatura
Uma oportunidade de aproximação entre o leitor e o autor capixaba, ou que produz no Espírito Santo. Este é um espaço em que o escritor poderá, além de divulgar sua obra, viabilizar um diálogo sobre sua produção com seu público-leitor e outros autores. Será realizado durante 6 dias no mês de dezembro, com lançamento de três autores por dia e um debate-papo entre os autores e um mediador e, ainda, uma apresentação artística.

Efemérides
Encontros para comemorar datas de alguns autores importantes pelo centenário de nascimento ou morte, bem como por algum tema relevante ou pelo conjunto de sua obra. Para o ano de 2018, o objetivo é realizar 06 (seis) efemérides para difundir nomes importantes da literatura brasileira e universal.

Literatura e Filosofia
O projeto “Literatura e Filosofia”, a ser realizado pelo SESC de Vitória, estado do Espírito Santo, é uma possibilidade de estabelecer um diálogo entre a literatura e a filosofia, a partir da eleição de temas e ideias para uma troca de experiências entre os autores e o público. De certa forma, um encontro entre o público-leitor e aqueles que produzem literatura ou que exerçam atividades afins como jornalistas culturais, escritores, filósofos, críticos, professores, estudantes, editores e todos que se interessem pelas áreas do pensamento.

Minicursos
Os minicursos de literatura serão realizados tanto para exercitar algum debate e/ou produção literária próxima ao tema do Café Literário do mês quanto para a exploração de temas avulsos, conforme necessidade da linguagem. A realização de minicursos se justifica pela necessidade de formação, aprimoramento e qualificação de pessoas interessadas na arte de escrever e ler, bem como de interpretar a leitura e desenvolver o senso crítico. Ademais, trata-se de um espaço de troca de experiências do mundo da literatura, no intercâmbio tanto entre o autor e o leitor quanto de autores com autores e leitores com leitores.

Grupos de Estudo
A ideia deste projeto surge de uma demanda existente na cidade, de espaços para estudos, pesquisas e debates sistemáticos sobre literatura. Estes grupos de estudos também se justificam como um desdobramento de encontros entre autores, leitores, professores e simpatizantes do debate literário.

Acessibilidade

 

O Centro Cultural é todo adaptado para receber pessoas com deficiência. A biblioteca dispõe de um scanner em braille que possibilita a pessoa com deficiência visual o acesso a todo acervo impresso em tinta por meio do sistema de áudio-descrição. Através de uma parceria com a Fundação Dorina Nowill e o Instituto Benjamin Constant, a biblioteca disponibiliza ainda um acervo de livros falados e literatura impressa em braille.

Serviços

Conheça algum dos serviços que oferecemos aos nossos usuários

Livros

Temos cerca de sete mil livros nas áreas de arte e cultura entre outras.

Revista

Temos revistas sobre Cultura, Filosofia, Língua Portuguesa, Literatura, História, entre outras.

Jornais

Temos jornais locais e nacionais, diariamente

Internet

Temos notebooks com acesso à internet sem fio, para uso local.

Projetos

Biblioteca e horizontes

O projeto Biblioteca e Horizontes consiste em um conjunto de ações propostas pela Biblioteca Guilherme Santos Neves em parceria com Coletivos que atuam na Grande Vitória visando a formação de um público leitor, em especial o infanto-juvenil e a difusão da literatura enquanto linguagem.  O projeto se desdobra em diversas atividades a fim de atender um público que possui diferentes relações e familiaridades com a leitura. Por meio desta iniciativa, buscamos promover a prática da leitura dentro e fora para além do espaço físico da biblioteca

Curumim

O projeto Curumim consiste em duas atividades de fomento a leitura e a literatura infantil que atua em dois vieses; apresentações de Contação de histórias e a capacitação dos agentes contadores.

As contações de histórias acontecem em espaços do Centro Cultural Sesc Glória podendo ser direcionada ao público infantil ou terceira idade com apresentações abertas e gratuitas. Outras apresentações acontecem nas Unidades escolares do SESC ES como forma de promover a interconexão entre as Unidades e contribuir com a agenda educacional e cultural destes espaços.

A oficina de Contação de histórias visa contribuir para a formação e aprimoramento de pessoas interessadas na arte de interpretar histórias e difundir a literatura infantil e juvenil por meio da oralidade e dramatização de textos literários.

Diálogos transversais

O projeto Diálogos transversais busca promover uma aproximação entre a biblioteca e as linguagens que atuam no Centro Cultural Sesc Glória. A proposta é promover encontros temáticos para discutir e debater aspectos artísticos e literários relacionados à produção cultural que podem compreender as linguagens de artes visuais, artes cênicas, cinema, literatura e música entrelaçando com a dimensão da biblioteca e o acervo de literatura específica de cada linguagem.

Novos sentidos

O projeto Novos Sentidos, é uma iniciativa que visa acessibilizar a leitura e a informação a diferentes grupos de pessoas independe do formato, do suporte informacional e das possíveis limitações de seus usuários, democratizando e potencializando o uso das ferramentas e dos recursos disponíveis em especial à pessoas com deficiência visual.

Tabuleiro de ideias

O projeto visa desmistificar a ideia da biblioteca tradicional como espaço reservado exclusivamente a pesquisa prática e pontual, demonstrando as múltiplas faces e possibilidades de interação e convivência. O projeto consiste em uma oficina de iniciação ao xadrez níveis básico e intermediário, os encontros são semanais a acontecem na  Biblioteca Santos Neves, a oficina é direcionada a crianças e adultos e visa apresentar as noções básicas do jogo de xadrez, explicando as regras, movimentos, funções de cada peça, integrando o acervo físico e digital da biblioteca nas práticas e estratégias adotadas por cada participante em suas disputas no tabuleiro.

Programação de Eventos Culturais

Você pode encontrar os últimos eventos adicionados na programação cultural do Centro Cultural Sesc Glória