Literatura e Biblioteca

Literatura e Biblioteca no Centro Cultural Sesc Glória

A Biblioteca Guilherme Santos Neves, nomeada em homenagem ao escritor e professor capixaba, conta com um acervo de mais de 7 mil exemplares de livros que englobam diversas áreas, com enfoque para Artes Cênicas e Plásticas, Cinema, Música e Literatura, contemplando os diversos gêneros literários, inclusive o infanto-juvenil. Ao todo, são encontrados média de 5 mil autores de arte e cultura além das áreas como filosofia, educação e biografias.

Buscando valorizar as referências da literatura produzida no Espírito Santo a biblioteca possui diversas obras literárias produzidas por autores do estado, além de livros sobre produção capixaba e história do Espírito Santo.

A Biblioteca funciona como um espaço público, de acesso irrestrito, voltado para a socialização e a troca de saberes. A proposta é quebrar o paradigma de silêncio exigido nas bibliotecas mais tradicionais, pretendendo priorizar a livre circulação e o diálogo entre os leitores. Além disso, a Biblioteca promove diversos projetos culturais e literários tendo como escopo o incentivo à leitura e à manifestação artística.

Dentre os projetos destacamos Biblioteca e Horizontes; Curumim; Diálogos Transversais e Novos Sentidos. A biblioteca pode acolher propostas de seus usuários e artistas para promoção de debates, bate-papo e realização de saraus entendo essas propostas como importante enlace entre a biblioteca e a comunidade por ela atendida pensando coletivamente na construção de práticas que promovam o diálogo, a troca de saberes e o acesso à informação e a produção cultural.

A estrutura da Biblioteca conta com rede de internet livre, com seis notebooks disponíveis ao público, internet sem fio e scanners em braille. Para realizar empréstimo domiciliar de livros bata a realização de um cadastro apresentando um documento pessoal com foto, CPG e comprovante de residência atualizado.

Acessibilidade

 

O Centro Cultural é todo adaptado para receber pessoas com deficiência. A biblioteca dispõe de um scanner em braille que possibilita a pessoa com deficiência visual o acesso a todo acervo impresso em tinta por meio do sistema de áudio-descrição. Através de uma parceria com a Fundação Dorina Nowill e o Instituto Benjamin Constant, a biblioteca disponibiliza ainda um acervo de livros falados e literatura impressa em braille.

Serviços

Conheça algum dos serviços que oferecemos aos nossos usuários

Livros

Temos cerca de sete mil livros nas áreas de arte e cultura entre outras.

Revista

Temos revistas sobre Cultura, Filosofia, Língua Portuguesa, Literatura, História, entre outras.

Jornais

Temos jornais locais e nacionais, diariamente

Internet

Temos notebooks com acesso à internet sem fio, para uso local.

Projetos

Biblioteca e horizontes

O projeto Biblioteca e Horizontes consiste em um conjunto de ações propostas pela Biblioteca Guilherme Santos Neves em parceria com Coletivos que atuam na Grande Vitória visando a formação de um público leitor, em especial o infanto-juvenil e a difusão da literatura enquanto linguagem.  O projeto se desdobra em diversas atividades a fim de atender um público que possui diferentes relações e familiaridades com a leitura. Por meio desta iniciativa, buscamos promover a prática da leitura dentro e fora para além do espaço físico da biblioteca

Curumim

O projeto Curumim consiste em duas atividades de fomento a leitura e a literatura infantil que atua em dois vieses; apresentações de Contação de histórias e a capacitação dos agentes contadores.

As contações de histórias acontecem em espaços do Centro Cultural Sesc Glória podendo ser direcionada ao público infantil ou terceira idade com apresentações abertas e gratuitas. Outras apresentações acontecem nas Unidades escolares do SESC ES como forma de promover a interconexão entre as Unidades e contribuir com a agenda educacional e cultural destes espaços.

A oficina de Contação de histórias visa contribuir para a formação e aprimoramento de pessoas interessadas na arte de interpretar histórias e difundir a literatura infantil e juvenil por meio da oralidade e dramatização de textos literários.

Diálogos transversais

O projeto Diálogos transversais busca promover uma aproximação entre a biblioteca e as linguagens que atuam no Centro Cultural Sesc Glória. A proposta é promover encontros temáticos para discutir e debater aspectos artísticos e literários relacionados à produção cultural que podem compreender as linguagens de artes visuais, artes cênicas, cinema, literatura e música entrelaçando com a dimensão da biblioteca e o acervo de literatura específica de cada linguagem.

Novos sentidos

O projeto Novos Sentidos, é uma iniciativa que visa acessibilizar a leitura e a informação a diferentes grupos de pessoas independe do formato, do suporte informacional e das possíveis limitações de seus usuários, democratizando e potencializando o uso das ferramentas e dos recursos disponíveis em especial à pessoas com deficiência visual.

Tabuleiro de ideias

O projeto visa desmistificar a ideia da biblioteca tradicional como espaço reservado exclusivamente a pesquisa prática e pontual, demonstrando as múltiplas faces e possibilidades de interação e convivência. O projeto consiste em uma oficina de iniciação ao xadrez níveis básico e intermediário, os encontros são semanais a acontecem na  Biblioteca Santos Neves, a oficina é direcionada a crianças e adultos e visa apresentar as noções básicas do jogo de xadrez, explicando as regras, movimentos, funções de cada peça, integrando o acervo físico e digital da biblioteca nas práticas e estratégias adotadas por cada participante em suas disputas no tabuleiro.

Programação de Eventos Culturais

Você pode encontrar os últimos eventos adicionados na programação cultural do Centro Cultural Sesc Glória