Cultura

O Sesc Glória abriga as mais diversas manifestações culturais nas várias linguagens artísticas.

O local foi inaugurado em 27 de setembro de 2014. O edifício preserva as características da fachada de época, original de 1932 (projeto do engenheiro alemão Ricardo Wright, de arquitetura eclética), e apresenta um interior projetado e adaptado para abrigar um equipamento cultural contemporâneo. O Sesc Glória é um dos primeiros centros culturais do estado do Espírito Santo e um dos mais completos do país. Possui espaços voltados às Artes Cênicas, Artes Visuais, Cinema, Literatura e Música, além de uma Biblioteca especializada em Arte e Cultura com mais de 7 mil itens.

Endereço: Av. Jerônimo Monteiro, 428 – Centro – Vitória/ES – 29010-002

Telefone: +55 (27) 3232-4750 (Recepção)

Horário de funcionamento

Bilheteria: terça a sábado de 10h às 20h

Domingos – Funcionamento de acordo com a programação

Teatro à italiana, destinado a apresentações de espetáculos de dança, teatro, concertos e shows musicais. O Teatro Glória possui ao todo 652 lugares, sendo 318 lugares na Plateia (térreo) mais 08 espaços para cadeirantes, 44 lugares no Mezanino (primeiro pavimento) e 282 lugares no Balcão (segundo pavimento). O Palco tem área total de 180m², com 12m de boca de cena. Urdimento com varas e vestimentas cênicas adequadas ao seu porte, e equipamentos de sonorização e iluminação de excelente qualidade técnica. Recebe a programação regular de espetáculos dos projetos de artes cênicas e música do Sesc e propostas de proponentes externos que estejam identificados com a missão e política cultural da instituição.

 

Espaço cênico que pode atender até 100 espectadores, com palco e plateias móveis. De acordo com a necessidade do espetáculo, poderá ter diversas configurações espaciais e relações da cena com o público: arena, semi-arena, corredor, frontal, etc. A sala possui tablados móveis em vários níveis de altura para abrigar a plateia, equipamentos de som e luz de ponta, além de estrutura cenotécnica em toda a extensão da sala. Receberá espetáculos de teatro, dança, artes circenses e música das ações do SESC e de proponentes externos, especialmente a produção artística local, e trabalhos que necessitem de requisitos espaciais condizentes com as características da sala.

Destina-se à realização de Cafés Literários, palestras, debates, lançamentos de livros, oficinas e reuniões de grupos de estudos que desenvolvem programas de troca de experiências entre autores locais e de fora do Espírito Santo, bem como com os leitores. Também pode ser usada para leituras e exibição de filmes que tenham relação com a literatura e que propicie o intercâmbio entre diversas gerações de escritores de nosso estado.

Espaço com acervo inicial de 7.000 exemplares de livros de filosofia, psicologia, cinema, música, literatura geral e infanto-juvenil, embora seu foco esteja nas artes visuais. A biblioteca também possibilita aos seus frequentadores a consulta de revistas e jornais locais e o serviço de empréstimo de livros. Além do acervo físico, a biblioteca conta com acervo multimídia e acesso à interne

Duas salas dedicadas à exibição de obras audiovisuais dos circuitos nacionais do Sesc. O Cine Sesc Glória estabelece um ponto fixo de exibição regular de cinema contemporâneo, único no Centro de Vitória. Fazem parte da programação, filmes nacionais e de vários lugares do mundo, que, em sua maioria, estão nos circuitos de exibição e lançamentos no país. As salas estão equipadas com projetores eletrônicos e digitais com qualidade DCI, podendo exibir filmes em alta definição, mostras temáticas, entre outros conteúdos audiovisuais com uma atenção especial ao cinema feito no Espírito Santo. Destaque para os projetos: A ESCOLA VAI AO CINEMA e MOSTRA SESC DE CINEMA.

O espaço é equipado com 6 estações de trabalho para oficinas práticas de edição, animação e montagem audiovisual, além de uma ilha de edição com capacidade de processamento maior como filmes em alta definição elaborados dentro de oficinas, cursos e grupos de estudos em audiovisual.

Uma sala onde grupos de 15 a 20 pessoas podem participar de oficinas e cursos teóricos sobre Cinema, com Datashow e computador para exibição de conteúdo audiovisual. Esta também pode ser convertida em estúdio para uso de equipamentos de captação de vídeo, iluminação, áudio, oficinas de stopmotion, exercícios de câmera entre outras atividades relacionadas à formação em Cinema.

Espaço adequado para reprodução de Música Eletroacústica, Música Multimeios e Música Ubiqua. Pode receber pequenos grupos de câmara e música popular. A Arena também comporta instalações sonoras, e eventualmente, pode ser usada para fruição de música de outros períodos, associados a cursos de apreciação musical e história da música.

Realiza gravações, priorizando execuções ao vivo, da música Erudita e Popular, de pequeno e médio porte. Possui um piano de ¼ de cauda Yamaha C2x e uma bateria Gretsch Catalina Club; Sua configuração conta com os melhores equipamentos de clássicos a modernos, atendendo às mais rígidas e variadas situações de gravação.

São duas salas, cada uma equipada com quadro branco pautado, datashow, computador e sistema de som. Contam com um acervo básico de instrumentos musicais, como orquestra Orff, bandinha para musicalização, quatro violões clássicos, um piano vertical e um piano elétrico. Atendem cursos de curta duração nas modalidades: iniciação musical, canto coral e prática de conjunto.

Destinam-se a abrigar exposições de arte contemporânea que permitam o desenvolvimento de um programa educativo. Traz em sua proposta revelar novos talentos e estimular a produção de artistas e curadores iniciantes, bem como proporcionar ao público a oportunidade de conhecer obras de artistas consagrados no cenário artístico nacional e internacional.

Bastante versátil, é voltado ao desenvolvimento artístico e desdobramentos das exposições. Arejado, bem iluminado e equipado com recursos específicos para a produção de gravuras, serigrafias, mosaicos e desenhos, entre outras técnicas e processos alternativos. As práticas são abordadas por meio de cursos, palestras e oficinas com arte-educadores e artistas convidados.

Sala com piso elevado em madeira, barras e espelho, equipamento de som e projeção, com 150m² e vestiário anexo. Pode ser utilizada para aulas, núcleos de pesquisa e ensaios de dança, teatro e técnicas circenses, que necessitem de espaço apropriado para desenvolvimento de trabalhos com o corpo.

Espaço destinado à preservação da memória, à pesquisa e estudos das modalidades de artes cênicas. Anexo à biblioteca, o banco conta com acervo bibliográfico e videográfico aberto à consulta de estudantes e profissionais. O local também comporta encontros de núcleos de pesquisa, cursos e workshops sobre dramaturgia, história e teoria das artes cênicas.