O Centro Cultural

O Centro Cultural Sesc Glória abriga as mais diversas manifestações culturais nas várias linguagens artísticas.

Teatro à italiana, destinado a apresentações de espetáculos de dança, teatro, concertos e shows musicais. A Plateia abriga 691 espectadores, sendo 339 lugares no térreo, no mezanino há 64 lugares e no balcão mais 266 lugares, incluindo assentos para portadores de necessidades especiais. O Palco tem área total de 180 m2, com 12 m de boca de cena. Urdimento com varas e vestimentas cênicas adequadas ao seu porte, e equipamentos de sonorização e iluminação de excelente qualidade técnica. Receberá a programação regular de espetáculos dos projetos de artes cênicas e música do SESC, e de proponentes externos que estejam identificados com a missão e política cultural da instituição.

Teatro à italiana, destinado a apresentações de espetáculos de dança, teatro, concertos e shows musicais. A Plateia abriga 691 espectadores, sendo 339 lugares no térreo, no mezanino há 64 lugares e no balcão mais 266 lugares, incluindo assentos para portadores de necessidades especiais. O Palco tem área total de 180 m2, com 12 m de boca de cena. Urdimento com varas e vestimentas cênicas adequadas ao seu porte, e equipamentos de sonorização e iluminação de excelente qualidade técnica. Receberá a programação regular de espetáculos dos projetos de artes cênicas e música do SESC, e de proponentes externos que estejam identificados com a missão e política cultural da instituição.

Espaço cênico que poderá atender até 100 espectadores, com palco e plateias móveis. De acordo com a necessidade do espetáculo, poderá ter diversas configurações espaciais e relações da cena com o público: arena, semi-arena, corredor, frontal, etc. A sala possui tablados móveis em vários níveis de altura para abrigar a plateia, equipamentos de som e luz de ponta, além de estrutura cenotécnica em toda a extensão da sala. Receberá espetáculos de teatro, dança, artes circenses e música das ações do SESC e de proponentes externos, especialmente a produção artística local, e trabalhos que necessitem de requisitos espaciais condizentes com as características da sala.

Destina-se à realização de Cafés Literários, palestras, debates, lançamentos de livros, oficinas e reuniões de grupos de estudos, especialmente que ofereçam possibilidade de desenvolver um programa de troca de experiências entre autores locais e de fora, bem como com os leitores. Também poderá ser usada para leituras e exibição de filmes que tenham relação com a literatura e que propicie o intercâmbio entre diversas gerações de escritores de nosso estado.

Espaço com acervo inicial de 7.000 exemplares de livros de filosofia, cinema, música, antropologia, sociologia e literatura, embora seu foco esteja nas artes. A Biblioteca também possibilitará aos seus freqüentadores não somente o acesso a esses livros, mas também de periódicos (jornais e revistas), CDs, DVDs e outras mídias. Servirá também de suporte para algumas ações com a Sala da Palavra, como pesquisas, rodas de leitura, etc.

Duas salas dedicadas a exibição de obras audiovisuais dos circuitos nacionais do Sesc, como o CineSESC, que apresenta em DVD, Clássicos e títulos que não estão no circuito comercial de cinema no Brasil. Estão equipadas com projetores eletrônicos e digitais com qualidade DCI, podendo exibir filmes em alta definição de distribuidoras alternativas, mostras temáticas, entre outros conteúdos audiovisuais com uma atenção especial ao cinema feito no Espírito Santo, como já realizamos pelo projeto A ESCOLA VAI AO CINEMA.

Equipado com 6 estações de trabalho para oficinas práticas de edição, animação e montagem audiovisual, além de uma ilha de edição com capacidade de processamento maior onde poderão ser editados curtas-metragens em alta definição dentro de oficinas, cursos e grupos de estudos em audiovisual.

Uma sala onde grupos de 15 a 20 pessoas poderão participar de oficinas e cursos teóricos sobre Cinema, com datashow e computador para exibição de conteúdo audiovisual. Esta também poderá ser convertida em estúdio para uso de equipamentos de captação de vídeo, iluminação, áudio, oficinas de stopmotion, exercícios de câmera entre outras atividades relacionadas à formação em Cinema.

É um espaço específico para reprodução de Música Eletroacústica, Música Multimeios e Música Ubiqua. Pode receber pequenos grupos de câmara e música popular. A programação da sala será continua com difusões diárias e um projeto semanal de música na hora do almoço as terças-feiras. A Arena também comporta instalações sonoras, e eventualmente, pode ser usada para fruição de música de outros períodos, associados a cursos de apreciação musical e história da música.

Realiza gravações priorizando as ao vivo, da música Erudita e Popular, de pequeno e médio porte. Possui um piano de ¼ de cauda Yamaha C2x e uma bateria Gretsch Catalina Club. Sua configuração conta com os melhores equipamentos de clássicos e modernos, atendendo às mais rígidas e variadas situações de gravação.

Um espaço de fruição individual do acervo constituído de LPs, CDs e DDVs de músicas de Concerto e Brasileira, expandido em aquisições periódicas e também pelas produções realizadas no Centro Cultural. Estão disponíveis 6 totens, nos quais o interessado navega pela ferramenta de busca e aprecia confortavelmente sua seleção de músicas. Também disponíveis, toca-fitas e toca-discos para a escuta de medias em desuso.

São duas salas, cada uma equipada com quadro branco pautado, datashow, computador e sistema de som. Contam com um acervo básico de instrumentos musicais, como orquestra Orff, bandinha para musicalização, quatro violões clássicos, um piano vertical e um piano elétrico. Atendem cursos de curta duração, e para 2015 serão abertos os contínuos nas modalidades: iniciação musical, canto coral e prática de conjunto.

Destinam-se a abrigar exposições de arte contemporânea que permitam o desenvolvimento de um programa educativo junto ao público infanto-juvenil. Traz em sua proposta revelar novos talentos e estimular a produção de artistas e curadores iniciantes, bem como proporcionar ao público a oportunidade de conhecer obras de artistas consagrados no cenário artístico nacional e internacional.

Bastante versáteis, são dois espaços voltados ao desenvolvimento artístico e desdobramentos das exposições. Arejados, bem iluminados e equipados com recursos específicos para a produção de gravuras, serigrafias, mosaicos e desenhos, entre outras técnicas e processos alternativos. As práticas são abordadas por meio de cursos, palestras e oficinas com arte-educadores e artistas convidados.

Sala com piso elevado em madeira, barras e espelho, equipamento de som e projeção, com 150 m2 e vestiário anexo. Será utilizada para aulas, núcleos de pesquisa e ensaios de dança, teatro e técnicas circenses, que necessitem de espaço apropriado para desenvolvimento de trabalhos com o corpo.

Espaço destinado à preservação da memória, à pesquisa e estudos das modalidades de artes cênicas. Anexo à biblioteca, terá acervo bibliográfico e videográfico específico da linguagem, aberto à consulta de estudantes e profissionais. No local também serão realizados encontros de núcleos de pesquisa, cursos e workshops sobre dramaturgia, história e teoria das artes cênicas.

Programação de Eventos Culturais

Você pode encontrar os últimos eventos adicionados na programação cultural do Centro Cultural Sesc Glória